Uncategorized

Matéria do O Povo Online sobre prejuízo causado por homofobia é #fakenews

O descaramento da imprensa que diz veicular informação isenta e confiável às vezes surpreende.

Você lê a manchete 5 vezes, lê o texto duas, e tem vontade de ligar pro SAMU avisando que um jornalista está precisando de tratamento psiquiátrico de emergência. Mas aí lembra que este tipo de surto é normal da profissão.

Um repórter do Jornal O Povo Online do Ceará divulgou uma matéria cuja manchete revela que o Brasil tem um prejuízo de 405 bilhões de dólares, o equivalente a cinco vezes o valor de mercado da PETROBRAS, por causa da homofobia.

O texto é um absurdo de tão mal escrito, claro que o jornalista faz menção ao onipresente relatório fraudulento do GRUPO GAY DA BAHIA, mas – perto da estupidez da manchete – os dados do falsos da ONG do Luiz Mott até passam batido.

A referência apontada pelo repórter (a matéria não é assinada) é o relatório de uma consultoria internacional associada ao ativismo LGBT chamada OUT NOW.

Acontece que o tal relatório não menciona em momento algum as cifras indicadas.

O que há é uma estimativa de que a fatia do PIB movimentada apenas pela comunidade LGBT no Brasil é equivalente a aproximadamente 141 bilhões de dólares (que equivalia à época do estudo a cerca de 444 milhões de reais).

Não há qualquer estimativa de perda financeira causada pela homofobia nos dados da consultoria referenciada na matéria, muito menos uma que seja da ordem de 405 bilhões de dólares (que seria o equivalente a toda a riqueza produzida pela comunidade LGBT brasileira ao longo de 3 anos ou o equivalente ao preço de mercado de 5 PETROBRAS ou cerca de nove vezes o PIB do Uruguai).

O que a consultoria OUT NOW indica é que a comunidade LGBT, por ser controladora de uma importante fatia das riquezas e renda brasileiras, deve ser considerada pelo mercado como um público consumidor qualificado e para o qual as empresas devem se preparar.

Apresenta uma lista dos principais gastos feitos pelos LGBT, suas formas preferidas de pagamento, algumas tabelas baseadas em questionários de satisfação.

Traduzindo: ou o jornalista não lida bem com números ou está precisando melhorar a leitura em Inglês. Isso se não quisermos acreditar que ele mentiu deliberadamente.

Para ler a matéria muito mal escrita do Jornal O Povo Online citando os dados fraudulentos do GRUPO GAY DA BAHIA e distorcendo os dados e conclusões do relatório da OUT NOW clique aqui: https://www.opovo.com.br/noticias/brasil/2018/05/homofobia-custa-us-405-bilhoes-ao-brasil.html

Para ler o relatório da consultoria OUT NOW em que o jornalista do O Povo se baseou e ver o quanto ele distorce completamente os números e as conclusões originais clique aqui: https://www.outnowconsulting.com/media/28573/ALLBRASIL-LGBT2030-WEIGHTED-MF-KEYvFINAL-40COMBINED-ENBRsm.pdf

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s