Uncategorized

Todo dia uma mentira do Grupo Gay da Bahia #35

Violência entre parceiros íntimos é um tema de especial relevo em áreas como Psiquiatria, Ciências Sociais, Psicologia, Direito…

Embora haja correntes ideologizadas que prefiram tratar deste tema sob a etiqueta de “violência doméstica contra a mulher” eu prefiro o nome “violência íntima entre parceiros íntimos” precisamente pelo reconhecimento de que homens e mulheres, homo e heterossexuais podem ser vítimas e agentes (muitas vezes de forma mútua) de atos de violência em relacionamentos amorosos. A maioria dos estudos criteriosos sobre o tema usam intimate partner violence para se referir aos casos de violência entre casais de qualquer sexo ou sexualidade.

Alguns destes casos terminam em morte. Em um estudo feito nos Estados Unidos, com dezenas de milhares de casos relatados de assassinato cometido diretamente pelo parceiro afetivo (ou seja: desconsiderando aqueles casos em que o parceiro estava envolvido como mandante) os homossexuais masculinos foram um pouco mais propensos que os demais grupos a sofrerem atentados contra suas vidas pelos próprios parceiros amorosos.

Este foi o caso de Heber Araújo, morto pelo namorado ao anunciar interesse em terminar o relacionamento.

Segundo o GRUPO GAY DA BAHIA, mais um crime motivado por intolerância à sexualidade dos ‘heterodiscordantes’.

REFERÊNCIAS

https://homofobiamata.wordpress.com/2018/02/14/heber-galante-assalim-junior-estudante-22-anos-facadas-4o-dp-sp-ribeirao-preto/

https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/irma-diz-que-estudante-foi-esfaqueado-e-morto-ao-tentar-romper-com-namorado-relacionamento-abusivo.ghtml

https://pdfs.semanticscholar.org/424e/310beb3eaf43e38857ef9a8808e2046e18c0.pdf

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s