SIGA QUEM A HOMOTRANSFOBIA NÃO MATOU HOJE? NO FACEBOOK

A rede terrorista descentralizada Antifa é conhecida mundialmente pelo caráter durão de boa parte dos seus militantes, que costumam atirar bombas incendiárias em lixeiras de universidades que recebam palestrantes de que eles não gostem ou espirrar spray de pimenta em eleitoras de políticos de que eles não gostem, mas tudo com a melhor das intenções: como mecanismo de “ação direta” contra o fascismo, contra a ditadura, contra o machismo, contra o racismo e bla bla bla.

São oficialmente reconhecidos como grupo terrorista pelo governo dos EUA e também são reconhecidos como grupo terrorista por qualquer pessoa pacífica e minimamente honesta que conheça seus mecanismos de atuação (se você ainda não conhece o modus operandi dos antifas, assista os vídeos abaixo):

Isto não significa que alguns simpatizantes dos antifacistas não possam ser também fofinhos, sensíveis e chorões.

Nos últimos dias, diversas organizações e ativistas da esquerda brasileira passaram a usar o símbolo da rede terrorista em seus perfis virtuais, em apoio a uma onda de ataques violentos à democracia brasileira iniciada por antifascistas. Não demorou para que um grande número de internautas transformassem o símbolo em meme, criando versões engraçadas das famosas bandeirinhas circuladas por palavras de ordem.

Alguns antifascistas não gostaram nada da brincadeira e já começaram a reagir nas redes sociais.

Um deles foi o usuário do Facebook Victor Duarte, que postou o seguinte: “Galera pelo amor de tudo o que vocês amam, PAREM DE MEMETIZAR ESSA SITUAÇÃO! Não é engrançado, não é cool, não é nem um pouco conveniente e só atrapalha o movimento. Brasileiro gosta de debochar de tudo? Sim, mas olhem pros limites pelo menos dessa vez”. Já o tuiteiro Caique Gêmeos e grande elenco chorou assim em seu canal: “O problema de memetizar tudo é esse. Faz com que símbolos importantes sejam diminuídos e lutas históricas sejam ridicularizadas justamente por aqueles que propagam o discurso que ta sendo combatido”. A tuiteira Brenda demonstrou irritação: “o jeito que cês pegam uma parada séria e ridicularizam ela é sinceramente patético e desprezível”.

Alguns dos exemplos dentre os milhares de memes que estão circulando pelas redes sociais, inspirados no símbolo usado pela rede terrorista, podem ser vistos abaixo:

Ação é engraçada, mas arriscada

Apesar de memes de internet constituírem uma forma pacífica, democrática e divertida de manifestação (ao contrário de tacar coquetel molotov em lojas de simpatizantes de partidos de direita, ao contrário de atirar pedra e milk-shake em jornalistas homossexuais, ao contrário de impedir senhoras idosas de atravessar a rua em direção a um evento político, ao contrário de pichar paredes de universidades, em resumo: ao contrário de todo o conjunto de práticas habituais dos antifas ) fazer memes com o símbolo dos antifas pode ser arriscado.

Isto porque, como é imensamente bem explicado e amplamente ilustrado no vídeo abaixo, antifas costumam justificar a violência antidemocrática que praticam no exercício de práticas não violentas e democráticas de seus opositores.

Na cabeça de muitos antifascistas, fazer o que um antifascita não gosta (como votar em políticos como Bolsonaro e Trump ou debochar dos símbolos usados pelos antifascistas) é justificativa suficiente para a prática de atos de violência diversos. Isto porque antifascistas costumam ressignificar estes atos pacíficos (votar no candidato que você bem entender, utilizar o recurso retórico da ironia ou simplesmente discordar de que as práticas violentas sejam benéficas à sociedade) como se atos de violência fossem.

Portanto, se for divulgar meme baseado no símbolo dos antifas, tenha em mente que eles podem ficar muito chateados. E antifas chateados podem ser um perigo.


SIGA QUEM A HOMOTRANSFOBIA NÃO MATOU HOJE? NO FACEBOOK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s