Daniel Reynaldo
11 de julho de 2021


O portal Congresso em Foco publicou nesta manhã mais uma notícia falsa. Segundo matéria assinada por Marília Sena, o ativista Rodrigo Grassi, conhecido como Rodrigo “Pilha”, estava preso – em regime semiaberto – desde o dia 18 de março por protestar na Esplanada dos Ministérios com um cartaz chamando o presidente Jair Bolsonaro de “genocida” e foi liberado ontem.

O texto também indica que uma audiência marcada para sexta passada – sobre a manutenção ou alteração do regime penal – foi adiada para sexta que vem.

Acontece que Rodrigo não estava preso por protestar contra o presidente e sim pelo fato de ter sido condenado por dirigir embriagado. A correção da informação, com a devida anexação do print da decisão judicial e número do processo, foi postada pelo professor de Claudio Henrique Ribeiro de Souza, do Departamento de Direito da Universidade Federal de Ouro Preto.

Eis o que é apresentado no resumo da decisão que nega o Habeas Corpus pedido pelo infrator preso (o inteiro teor da decisão pode ser lido neste link) :

Rodrigo Grassi é conhecido pelo apelido de “Rodrigo Pilha” e responde ou já respondeu a pelo menos dois outros processos – um deles sob a alegação de ter acusado o ex-procurador da República Rodrigo Janot de prevaricação. O ativista também esteve nas mídias quando a revista Veja descobriu que ele tirou licença médica de seu cargo como assessor da deputada petista Erika Kokay e – durante o período em que supostamente estaria doente – viajou para o Rio de Janeiro, e assistiu a shows do Rock’n Rio.

AGÊNCIAS DE CHECAGEM

A verificação mais recente no portal da Lupa indica que É falso que FHC, Lula e Dilma recebem ‘bolsa ditadura’. A checagem sobre a #fakenews publicada Marília também não aparece no portal da Aos Fatos nem na Estadão Verifica (cuja checagem mais recente é a de que “Não há estudos que comprovem que cúrcuma ajude a combater o Covid-19”).

Tenho certeza de que os checadores estão apurando os fatos e de que já já irão publicar o desmentido sobre a notícia falsa do Congresso em Foco. Oremos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s